Uau, que legal! Uma exposição de desenhos dos orixás feitos por uma criança super talentosa?  Vamos nos encantar com as cores vibrantes e a criatividade que a artista, de 9 anos,  colocou em cada desenho.

Nos desenhos, vamos conhecer os orixás, essas divindades incríveis da cultura afro-brasileira. Cada orixá tem um poder especial e histórias muitas para contar. Vamos aprender sobre Xangô, o rei da justiça; Iansã, a guerreira dos raios; Oxum, a deusa do amor e muitos outros!

Prepare-se para se encantar com o mundo mágico dos orixás!

Com Marina de Nanã.

O documentário Terreiros do Brincar é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância.


Como caiçaras, quilombolas, ribeirinhos, caipiras, jangadeiros, pantaneiros, sertanejos, entre outros, se relacionam com o brincar dentro dessas manifestações? Essa relação é mostrada no filme dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, assim como a participação de crianças na relação com o brincar coletivo.

Um filme de David Reeks, Renata Meirelles e Institulo Alana

Nesta mesa de diálogo, propomos um mergulho nas culturas infantis de terreiro, explorando as vivências e saberes singulares que permeiam o cotidiano das crianças nesses espaços sagrados. 


Através de um diálogo aberto e sensível, convidamos a comunidade e principalmente, as crianças de terreiro, a dialogar sobre o pertencimento e desafios das infâncias nos terreiros.

Com pai Thiago e mãe Fernanda, sacerdotes de Umbanda e zeladores do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.

As Abayomi, mais do que simples bonecas de pano, carregam consigo um legado que simboliza resistência, afeto e proteção. Nesta oficina, você aprenderá a confeccionar sua própria Abayomi utilizando retalhos de tecidos, seguindo a técnica tradicional de amarrações, sem costura.

Você irá conhecer a história e o significado das bonecas Abayomi e despertar sua criatividade através da escolha de cores, estampas e acessórios para sua Abayomi única e especial.

Com Lucia Vera, pedagoga e mestre de cultura popular.

Nesta oficina de artes plásticas com argila, vamos usar nossas mãos e imaginação para criar obras de arte únicas e especiais.

Vamos aprender sobre a importância da argila na cultura afro-brasileira e sobre os símbolos que são usados na arte sacra. Vamos moldar animais, pessoas, objetos e tudo o que a nossa mente sonhar.

Enquanto criamos, vamos conversar sobre a história e a cultura do terreiro, e sobre como a arte pode ser um instrumento de expressão e conexão com nossos ancestrais.

Com Bruna Fanuchi,  artista e fotografa.

Na vivência de capoeira Angola, vamos conhecer a história e os fundamentos dessa arte afro-brasileira tão linda. Vamos sobre o ginga e brincar de roda com instrumentos musicais como berimbau, atabaque e pandeiro.

A capoeira Angola é muito mais do que apenas luta e música. É também um espaço de encontro, aprendizado e fortalecimento da identidade cultural. Vamos conversar sobre os valores da capoeira, como respeito, cooperação e ancestralidade, e aprender como essa arte pode nos ajudar a ser pessoas melhores.

Com Prof. Danilo Abreu e Escola Capoeira Angola Resistência

Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental. 


Um filme de Pâmela Peregrino

Na vivência de percussão tradicional de terreiro, vamos conhecer os instrumentos que são usados nos rituais dos terreiros, como atabaques e agogôs, Vamos aprender a tocar esses instrumentos e aprender sobre os toques dos Orixás!

Além disso, amos conversar sobre a importância da música na cultura afro-brasileira e sobre como ela nos conecta com nossos ancestrais. Vamos aprender também sobre os diferentes ritmos utilizados nos terreiros e como cada um deles tem um significado especial.

Com Émerson de Oxalá,  Mão de Couro no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.

Bora viajar no tempo com a gente e conhecer a história de Teresa, uma rainha negra super poderosa que viveu no Pantanal?

Teresa era uma mulher incrível, que liderava grupos de pessoas negras e indígenas na luta contra a escravidão. Ela era tão forte e corajosa que seus amigos a chamavam de rainha!

Infelizmente, a história de Teresa foi esquecida por muito tempo, mas agora estamos aqui para contá-la para vocês! Através desse espetáculo, vamos aprender sobre a vida dessa heroína e também sobre a importância de lutar pela igualdade e contra o racismo.

Classificação: 10+

Com Leidy Nara, atriz e arte-educadora.

Os terreiros são lugares onde as pessoas se reúnem para celebrar a cultura e a ancestralidade afro-brasileira, com música, dança, comida deliciosa e muita alegria! Mas o que acontece dentro de um terreiro? E como as crianças se sentem lá?

Nesta mesa de diálogos vamos falar sobre o que significa pertencer a uma comunidade de terreiro e como as crianças podem se sentir acolhidas e amadas em um terreiro.

Preparem-se para um momento de aprendizado e diversão! Vamos juntos descobrir o que significa "girar no terreiro" e como esse lugar pode ser um espaço de pertencimento e conexão para as crianças.

Com Prof. Sidnei Nogueira e Profª. Ellen de Lima Souza.

Em um contexto social marcado por estereótipos e desigualdades raciais, a paternidade negra se configura como um espaço de resistência e afirmação da masculinidade negra, combatendo a invisibilidade e o racismo.

Homens negros constroem laços afetivos com seus filhos, transmitindo valores, ensinamentos e moldando identidades positivas, empoderando a juventude negra e construindo um futuro mais justo e equitativo.

Vamos conversar sobre?

Com Prof. Daniel Pereira e  Profª. Thais Sena

Lançamento dos livros "A menina dos cabelos d'água" e " Coisas do povo de santo" e sessão de autógrafos com Pai Sidnei de Sangò.

Encerramento e celebração do Festival Erê Convida com Samba de Roda do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, feito pelos mãos de couro da casa.

Inscrição nas Atividades