Oficina de Agogô: Da construção aos ritmos
Oficina de Agogô: Da construção aos ritmos
O Agogô é um instrumento Iorubá que chegou ao Brasil através dos povos escravizados trazidos da região da atual Nigéria.
No Brasil ele é amplamente utilizando nas rodas de capoeira, maracatus, ternos de congos e também pelos terreiros de religiões afro-indígenas, sendo considerados por todos um instrumento sagrado.
Essa oficina visa valorizar cultura afro-brasileira apresentando a história do instrumento e incentivar a prática percussiva tradicional através da construção artesanal do Agogô e da apresentação de alguns ritmos tradicionais.
A oficina faz parte do programa Musicalidades Ancestrais, organizado pelo Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, e que visa disseminar conteúdos da história e cultura afro-brasileira através da prática musical presente nos terreiros.
A Oficina de Agogô: Da Construção aos Ritmos é uma realização do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e só está sendo possível devido ao apoio de recursos disponibilizados pelo Edital Poços Curte em Casa 2021 através da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.