O projeto Ohùn tem o objetivo de incentivar a prática percussiva tradicional dos terreiros de Umbanda através da realização de oficinas e encontros sobre musicalidade, ritmos e toques tradicionais.
Neste projeto homenageamos os povos da diáspora africana através do nome Ohùn , que significa "som" em Yorubá.
Queremos assim que o Ohùn dos nossos tambores ecoe!
Atenção: As atividades do projeto Ohùn são gratuitas!
Curso de aprofundamento à prática percussiva tradicional
O objetivo do curso é aprofundar a prática percussiva dos toques e suas variações, dedicando mais tempo a musicalidade dos ritmos.
Serão realizados 16 encontros, em formato presencial e que abordam 6 toques tradicionais mais entoados em nossa casa e suas variações, sendo: Ijexá, Afoxé , Nagô, Cabula, Barravento, Kongo-Angola.
Agenda de Encontros
Sempre às quartas-feiras
Dias 16, 23 e 30 de agosto
Dias 06, 13, 20 e 27 de setembro
Dias 04, 11, 18 e 25 de outubro
Dias 01, 08, 15 e 22 de novembro
Informações Sobre o Curso
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
Início: 16 de agosto
Horário: das 19h30 às 21h30
Endereço: Av. Fosco Pardini, 3.390. Bairro São José.
Oficina de iniciação à prática percussiva tradicional
Esta oficina têm o objetivo de introduzir os participantes nas práticas e conhecimentos musicais tradicionais vivenciada dentro do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, através da experimentação dos instrumentos, dos ritmos e das histórias acerca dos povos africanos e da cultura afro-brasileira.
Pretendemos, através desta oficina, promover a valorização da cultura dos povos de terreiros, das musicalidades e dos toques tradicionais, que muitas vezes são associados de maneira preconceituosa e racista a contextos pejorativos.
Ressalta-se que nestas oficinas o objetivo central é oferecer um panorama geral sobre a prática percussiva tradicional e não o aprofundamento em toques e ritmos.
Oficina
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
Data: 12 de agosto | Sábado
Horário: das 14 às 18h
Endereço: Av. Fosco Pardini, 3390. Bairro São José.
Instrutores das Atividades
Mãos de Couro Emerson Silva e Allisson Paulo
Coordenação de Projeto
Thais Stephanie da Costa
Ohùn em Roda
Entre as musicalidades tradicionais dos terreiros está o samba de roda, um estilo musical popular brasileiro, com raízes africanas e que reúne diversas músicas, poesias e danças.
O Ohùn em Roda é um grupo formado pelos mãos de couro do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, Allisson Vieira, Emerson Silva e Thais Costa, que realizam o samba de roda nos festejos tradicionais da casa e em outras apresentações culturais.
O Projeto Ohùn é uma realização do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e só está sendo possível devido ao apoio de recursos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, através do edital nº 01/2023.